Quatro jovens irmãos – Victório, Eduardo, Mario e Ernesto Estefano – fundam a Malharia Cambuci S.A., confecção de artigos de vestuário masculino e feminino localizada no bairro do Cambuci, em São Paulo.
Segunda geração de irmãos – Eduardo Filho, Ricardo e Roberto Estefano – assumem a gestão da empresa e mudam seu rumo, apostando no novo e promissor mercado esportivo.
Criação da marca Penalty e desenvolvimento de produtos para a prática de futebol.
Transferência da produção para um espaço maior, localizado na cidade de São Roque, interior de São Paulo. Ainda na década de 70, a Cambuci fechou seu primeiro grande contrato: o São Paulo Futebol Clube, que passou a vestir Penalty, coroando o período de grande crescimento da empresa.
Início da parceria com a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), no ano em que a entidade foi criada.
A Cambuci consagra-se como a maior fabricante de bolas do Brasil. Na mesma época, a empresa transforma-se em sociedade por ações de capital aberto e adquire os direitos de fabricação dos calçados da marca Asics e raquetes e bolas de tênis Wilson e Doonay.
Penalty consolida sua presença na América do Sul, tornando-se a marca oficial das principais federações e confederações de diversas modalidades esportivas. Explosão do consumo de material esportivo no período estimula a Cambuci a investir cada vez mais no crescimento da marca Penalty, inaugurando fábricas na Bahia e na Paraíba e ampliando seu portfólio de produtos.
Fundação da Penalty Argentina, primeira filial fora do Brasil.
Criação da marca Stadium, reforçando o posicionamento da empresa nas faixas de mercado mais populares.
Penalty vence o principal prêmio do design mundial, o iF Design Award, pela criação da Bola 8, primeira bola de 8 gomos já produzida e considerada a melhor bola do mundo pela FIFA. Essa inovação torna a bola mais aerodinâmica, reduzindo a quantidade de junções e áreas de fricção.
Início da profissionalização da empresa, com a contratação de um novo CEO e mudança da sede para São Roque.
Penalty Max 1000 é escolhida como bola oficial do England National Futsal Team (Time Nacional de Futsal da Inglaterra) e da FA Futsal Cup (Copa de Futsal da Associação de Futebol da Inglaterra).
Início da parceria com a Liga Nacional de Basquete (LNB), que define a Penalty como bola oficial das competições NBB, LDB, Copa Super 8 e do Jogo das Estrelas do NBB.
Alexandre Schuler assume o cargo de CEO, marcando o início da gestão atual da empresa. Processo intenso de retomada de rentabilidade desde então, com ganho de 8 p.p. de margem EBITDA em 3 anos.
Penalty vence dois iF Design Awards pela criação das bolas S11 Ecoknit e Max Ecoknit. Essas são as primeiras bolas profissionais do mundo com pegada ecológica, sendo a primeira para futebol (bola oficial de sete estaduais e da série B do Campeonato Brasileiro) e a segunda para futsal (bola oficial da Seleção Brasileira de Futsal).
Com a demanda por materiais para esportes coletivos fortemente prejudicada pela pandemia de COVID-19, a empresa foca seus esforços na geração de valor interno. O ganho expressivo de margem bruta e o desenvolvimento de projetos internos realizados desde então, visam permitir um crescimento sobre bases sólidas no período de retomada da demanda.
Idioma